Processo de tratamento de água da Ourinhos Saneamento foi conhecido por futuros engenheiros da FEMA

Processo de tratamento de água da Ourinhos Saneamento foi conhecido por futuros engenheiros da FEMA

A Ourinhos Saneamento recebeu os alunos do curso de Engenharia Civil da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) para uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA).

No último sábado (12), a Ourinhos Saneamento recebeu os alunos do 7º termo do curso de Engenharia Civil da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) para uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA). Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer de perto as dependências da unidade e acompanhar todas as etapas do processo de captação, tratamento e distribuição de água realizado na cidade.

A visita foi guiada pelo supervisor de operação da Ourinhos Saneamento, Vinícius Oliveira que demonstrou na prática tudo o que é feito para tornar a água potável, até que esteja própria para consumo em todas as residências e estabelecimentos da cidade. “Essa visita foi uma excelente oportunidade para destacar a relevância do saneamento na saúde pública. Ao conhecer de perto os processos envolvidos, os estudantes puderam entender a importância de cada etapa, desde a captação da água no rio Pardo até o tratamento nas nossas ETAs (Estações de Tratamento de Água) e a distribuição para os reservatórios de Ourinhos. Essa experiência prática não só educa, mas também conscientiza sobre a necessidade de um sistema de saneamento eficiente para garantir água potável e, consequentemente, a saúde da população.”, explicou Oliveira.

Os estudantes estiveram acompanhados do professor e coordenador do curso de engenharia civil da FEMA, André Botelho. “Os alunos muitas vezes questionam o que aprendem em sala de aula e visitas como essa são importantes para que eles possam ter contato com a realidade do saneamento básico. Nosso intuito também é dar a eles esse gostinho de trabalhar com isso, pois na área da engenharia civil eles focam muito a construção e, em visitas assim, podem perceber que a engenharia vai além de subir paredes, que tratar água e esgoto faz parte da geração do desenvolvimento. Esse contato prático fez com que eles vissem aqui na Ourinhos Saneamento que o uso das normas e técnicas traz benefícios à toda população da cidade”, declarou.

 

Estudantes elogiaram estrutura da Ourinhos Saneamento

A visita técnica que teve como objetivo proporcionar aos futuros engenheiros uma vivência prática sobre o funcionamento de sistemas de abastecimento de água, contribuindo para a formação técnica e o entendimento das soluções aplicadas no saneamento básico, foi elogiada pelos estudantes, que se mostraram entusiasmados com tudo o que puderam vivenciar na prática.

Para a futura engenheira Ana Júlia Funari a visita foi incrível. “Estar aqui e conhecer o processo de tratamento da água fora da sala de aula, foi incrível, pois é bem complexo. Pudemos ver a dimensão de como funcionam e as etapas que precisam ser cumpridas. Vir aqui na Ourinhos Saneamento conhecer como funciona foi muito interessante. Só vemos a teoria na faculdade e ver tudo na prática é um grande diferencial. Essa área de saneamento é bem ampla e chama muito a atenção. A  forma como funciona a ETA é muito interessante. Agradeço vocês por nos receberem aqui”.

O estudante Cláudio Vasques Sobrinho também fez questão de expor sua opinião. “Foi muito significativo ver como funciona o tratamento da água, o passo a passo, desde a ETA antiga, até o funcionamento da ETA nova. Só conhecia essa área pelo aprendizado teórico e hoje com a prática gostei muito. Essa área do saneamento é uma área em que estou pensando seriamente em seguir. O que mais chamou minha atenção foi a modernização e tecnologia dos processos, que é bem legal”, elogiou.

Galeria de imagens